sábado, 24 de setembro de 2011

Dia da Árvore


Comemoração pelo Dia da Árvore tem como foco a redução do desmatamento.

   "Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade  Social"                                                                 
                                                                               Cecília de Assis Garnier


   Para abordar o tema, nossa escola  recebeu  o  Agrônomo e  representante   da  Empresa Agro Amazônia, Cristiano Pereira que além de distribuir sementes de árvores,  ministrou uma riquíssima  palestra, prendendo a atenção da garotada,  mostrando que   apesar do quadro do desmatamento associado ao fogo ainda ser grave, tanto os dados quanto as novas políticas ambientais indicam um bom cenário  futuro.
  Com a turma do 5º ano “B”, Cristiano  orientou os alunos na pratica:  Mostrou a maneira  correta do plantio, usou  um espaço  da escola  para  plantar  mudas de Aroeira.
   Foi  uma homenagem singela, mas feita com o objetivo  de orientar que  a postura  de cada  individuo  nesse processo é fundamental, pois trata - se de uma conscientização de mudança cultural:   “ plantar  árvore é plantar vida". 










































   












sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto


                   O Contador de Historias Da Minha Vida é...

JUSTIFICATIVA:
  O grande poder de transformação pessoal que possuem os contos não perdeu o seu valor com o passar dos anos. Crianças, jovens e adultos podem aproveitar as suas valiosas mensagens para crescer e despertar a consciência de si mesmos. O valor dos contos infantis pode ajudar aos jovens e crianças a terem forças perante os conflitos internos de seu crescimento. Esta atividade – tão em moda em outros tempos – está recobrando novos valores. Parte do interesse não vem somente das histórias que os autores propõem para os jovens e crianças, para ajudar a superar seus conflitos, dificuldades, mas também é um momento de cultivar o hábito da afetividade, da socialização e da aproximação da comunidade com a escola através da leitura de um conto. Por isso nossa escola teve a iniciativa de pedir aos alunos que convide alguém da família, (pai, mãe, avô, avó) para ir até a escola, na sala de seu filho  para  contar  uma  historia para toda  classe.
OBJETIVOS
GERAL:
Estreitar o vinculo entre família/escola  e pais & filhos  e ao  mesmo  tempo sensibilizar nossas crianças  para a arte   de  ouvir e  contar  historias.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar as crianças o mundo da literatura;
- Estimular a imaginação;
- Fomentar o diálogo com os pais, assim como, a cultura e a inteligência emocional;
- Potencializar a criatividade;
- Ajudar a enfrentar as adversidades da existência;
- Acrescentar valores de comportamento ético;
- Ajudar a aquisição de autonomia e maturidade;
- ensinar hábitos saudáveis;
- Ajudar a curar sentimentos negativos interiores (separações, perdas, etc.).
- Ajudar aos adultos a terem uma comunicação com a sua criança interior, desbloqueando e revolvendo problemas da infância.






















Tempo estimado:  Ano letivo de 2011
Fechamento do Projeto: 
Ao final do ano letivo, cada aluno produzirá um livro escrito ou através de  desenho elegendo  quem  é  O Contador de  Historias  que ele mais se identificou  . 
Autores do Projeto:
 Direção  e  Coordenação: