terça-feira, 22 de março de 2011

20 de Março dia do Contador de Histórias


         O teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão teatral que caracteriza as encenações desde a antiguidade. Na  Hora Civica e cultural dessa semana, as professoras: Geiza, Kaline, Marcia, Maria Piedade e Nilva,  sob orientação  da coordenadora Pedagógica Ivone, abordaram  o  tema  com uma apresentação que encantou a garotada. Por  ser  um recurso    valioso   para  contar  histórias não foi dificil preender a  atenção de todos.
    A sua origem, o espectáculo de fantoches esteve unido com as manifestações animistas das sociedades primitivas, e tal como as máscaras com as quais se aparentam foram na sua origem objetos sagrados, personagens que eram intermediários entre essas sociedades primitivas e os seus deuses




















                    

domingo, 13 de março de 2011

AS RAZÕES DO CORPO:

PSICOMOTRICIDADE E DISGRAFIA

                                                                         Por ; Maria Teresa Martins Fávero*
                                                                                       Geiva Carolina Calsa**





O ser humano comunica-se através da linguagem verbal, mas

também através de gestos, olhares, movimentos, emoções e forma de

andar – sua linguagem corporal. A criança se faz entender por gestos nos

primeiros dias de vida e, até o início da linguagem verbal, o movimento

constitui a expressão global de suas necessidades. A profundidade e o valor

da intercomunicação humana pelo gesto são de extrema importância para a

criança, não só por estar em relação estreita com suas emoções, como

também por ser um veículo de transmissão do equilíbrio do estado interior

do recém-nascido (FONSECA, 1998). Quando o bebê sente fome ou dor ele

torce seu corpo o que permite a sua mãe perceber seu desconforto. Por

meio do movimento, do tônus, a criança fala através de seu corpo. Essas

“mensagens corporais” acompanham o ser humano por toda a sua vida.

Se como educadores, pensarmos no desenvolvimento da criança de

forma integrada, ou seja, buscando atender aos aspectos físicos, afetivos,

sociais e cognitivos, faz-se necessária desde cedo a utilização ampla do

movimento. O movimento consciente pode ser realizado através da prática

de atividades psicomotoras, como forma de auxiliar a criança na

comunicação com o mundo através da ação, por meio do movimento e dos

gestos, favorecendo o desenvolvimento integral e as aprendizagens. Na

opinião de Lofiego (1995), o desenvolvimento psicomotor, caracteriza-se por

uma maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o

reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a

palavra (atividade verbo-motriz).

Inicialmente a psicomotricidade estava relacionada a uma

concepção neurofisiológica, ancorada na neuropsiquiatria infantil. O

interesse de estudiosos da área da psicologia, pedagogia e educação física

foram, aos poucos mudando o enfoque deste trabalho. Os autores que mais

influenciaram os psicomotricistas nesta mudança foram Wallon, Piaget e Lê

Boulch, que em suas obras tratam da formação da inteligência, deixando

claro que esta se produz a partir da experiência motriz da criança.

Mestranda em Educação – UEM. Profa do Departamento de Educação Física –FAFIPA

** Profa. Dra. do DTP  –    UEM -    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
 I Encontro Paranaense de Psicopedagogia – ABPppr