PSICOMOTRICIDADE E DISGRAFIA
Por ; Maria Teresa Martins Fávero*
Geiva Carolina Calsa**
O ser humano comunica-se através da linguagem verbal, mas
também através de gestos, olhares, movimentos, emoções e forma de
andar – sua linguagem corporal. A criança se faz entender por gestos nos
primeiros dias de vida e, até o início da linguagem verbal, o movimento
constitui a expressão global de suas necessidades. A profundidade e o valor
da intercomunicação humana pelo gesto são de extrema importância para a
criança, não só por estar em relação estreita com suas emoções, como
também por ser um veículo de transmissão do equilíbrio do estado interior
do recém-nascido (FONSECA, 1998). Quando o bebê sente fome ou dor ele
torce seu corpo o que permite a sua mãe perceber seu desconforto. Por
meio do movimento, do tônus, a criança fala através de seu corpo. Essas
“mensagens corporais” acompanham o ser humano por toda a sua vida.
Se como educadores, pensarmos no desenvolvimento da criança de
forma integrada, ou seja, buscando atender aos aspectos físicos, afetivos,
sociais e cognitivos, faz-se necessária desde cedo a utilização ampla do
movimento. O movimento consciente pode ser realizado através da prática
de atividades psicomotoras, como forma de auxiliar a criança na
comunicação com o mundo através da ação, por meio do movimento e dos
gestos, favorecendo o desenvolvimento integral e as aprendizagens. Na
opinião de Lofiego (1995), o desenvolvimento psicomotor, caracteriza-se por
uma maturação que integra o movimento, o ritmo, a construção espacial, o
reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a
palavra (atividade verbo-motriz).
Inicialmente a psicomotricidade estava relacionada a uma
concepção neurofisiológica, ancorada na neuropsiquiatria infantil. O
interesse de estudiosos da área da psicologia, pedagogia e educação física
foram, aos poucos mudando o enfoque deste trabalho. Os autores que mais
influenciaram os psicomotricistas nesta mudança foram Wallon, Piaget e Lê
Boulch, que em suas obras tratam da formação da inteligência, deixando
claro que esta se produz a partir da experiência motriz da criança.
Mestranda em Educação – UEM. Profa do Departamento de Educação Física –FAFIPA
** Profa. Dra. do DTP – UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
I Encontro Paranaense de Psicopedagogia – ABPppr
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